Imagens.

 

Dona Aurora é uma senhora muito simples, que nasceu e por muitos anos morou na área rural. Apesar de não saber ler, aprendeu muito sobre a Igreja e sobre Jesus participando frequentemente das missas, e também através do grupo de oração, das vias sacras e de programas transmitidos por rádios e por algumas emissoras de televisão católicas. Foi assim que ela aprendeu a amar a Deus e a Nossa Senhora.

Certa vez ela estava em sua casa, acompanhando a novena de Nossa Senhora Aparecida através da Rede Vida de Televisão, quando uma amiga evangélica tocou a campainha.

Assim que esta visita entrou na casa, notou que Dona Aurora estava assistindo algo sobre a Padroeira do Brasil, e foi logo criticando, dizendo que Deus nos proibiu de fazer e de adorar imagens.

 Como conhecia bastante a Bíblia, mesmo sendo analfabeta, Dona Aurora resolveu refrescar a memória dessa sua amiga, assim dizendo:

-“Puxa, minha irmã, então Deus cometeu um pecado grave, pois Ele mesmo mandou Moisés esculpir duas imagens de querubins para serem colocadas na tampa da arca da aliança (Êxodos 25, 18-20). Ah, e quanto à imagem de uma serpente de bronze que também Deus mandou Moisés fazer, você se lembra? “Faça uma serpente de bronze e a coloque sobre uma vara. Todo aquele que for picado por uma serpente e olhar para esta imagem ficará curado.” (Números 21, 8-9). Essa serpente de bronze, presa na ponta de uma vara e levantada bem alto para todos verem e serem salvos, representa Jesus levantado na cruz, não é mesmo?”

Sua amiga baixou a cabeça, pois não tinha argumento contra a sabedoria de sua amiga Aurora.

E Dona Aurora concluiu:

-“De uma vez por todas, minha irmã, entenda que nós católicos não usamos as imagens de santos ou de Nossa Senhora como sendo deuses ou ídolos que adoramos no lugar de Deus. As imagens ou figuras apenas nos ajudam a lembrar e a meditar as coisas espirituais. Elas nos ajudam a lembrar de alguém especial, como Jesus e os anjos, bem como de Maria e dos santos que são exemplos de pessoas que amaram e seguiram fielmente a vontade de Deus...”

Deus os abençoe

Nossa Senhora Aparecida,

rogai por nóss!